O Hospital Alberto Neto, no bairro Dirceu Arcoverde, Zona Sudeste de Teresina, alagou durante a forte chuva registrada na capital na sexta-feira (23). Vídeos mostram a situação da unidade de saúde no momento em que a água entrou (assista abaixo). Devido à situação, o setor de urgência está fechado e os pacientes estão sendo direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença, na mesma região.
Procurada, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou em nota que a situação foi provocada pelo acúmulo de folhas e de garrafas plásticas jogadas no teto do hospital. O órgão disse ainda que acionou a empresa que faz a limpeza e faz uma avaliação técnica para liberar o atendimento no setor de urgência.
Nas imagens é possível ver muita água caindo do teto próximo a um paciente acamado. O vídeo mostra ainda um corredor do hospital com bastante água no chão. Em uma enfermaria o paciente teve que ser retirado do leito que estava porque havia uma goteira em cima.
Apesar da situação, a FMS informou que os pacientes internados na unidade de saúde continuam tendo atendimento normal. Apenas os usuários que estão buscando o serviço de urgência estão sendo encaminhados para a UPA do Renascença.
Na sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja (de perigo) para chuvas intensas em todo o Piauí. De acordo com o aviso, a previsão era de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia com ventos intensos (60-100 km/h).
Nota FMS
A Fundação Municipal de Saúde informa que a forte chuva na noite de ontem (23) provocou infiltrações no setor de urgência do Hospital do Dirceu. Ainda ontem a FMS acionou a empresa responsável pela manutenção da unidade de saúde que detectou acúmulo de folhas e até de garrafas plásticas no teto do hospital provocando o incidente.
A limpeza do teto já foi realizada e o setor de engenharia da FMS está agora de manhã fazendo uma avaliação técnica da parte elétrica da urgência em virtude dos equipamentos existentes. Os pacientes internados na unidade de saúde continuam tendo atendimento normal.
G1 PI
0 Comentários